Cursos

Eva Ribeiro

Cursos

Eva Ribeiro

CURSOS DE CLOWN

CURSOS DE CLOWN

Mergulho Clown na Natureza

O Mergulho Clown na Natureza propõe uma imersão no trabalho da palhaçaria em estreita relação com a natureza. Neste curso trabalhamos o estado sensível e poético do palhaço a partir de uma conexão profunda com os nossos sentidos e a nossa intuição.

Brincá-Brac

Oficina de brincar em familia Pequenos e graúdos deliciam-se quando se trata de jogar . Saltar, correr, imitar, fazer de conta! Tudo é possível quando brincamos!
É através do brincar que o ser-humano aprende sobre si mesmo e sobre o mundo, exprime emoções e vive desafios....

Travessia do Clown

Iniciação à arte do palhaço
Nesta Travessia mergulhamos em direcção às profundezas do nosso ser livre e lúdico : o palhaço. Iremos à descoberta dos nossos motores de jogo palhaço e dos elementos de nos colocam num estado de graça e de comicidade.

Mergulho Clown na Natureza

O Mergulho Clown na Natureza propõe uma imersão no trabalho da palhaçaria em estreita relação com a natureza. 
Neste curso trabalhamos o estado sensível e poético do palhaço a partir de uma conexão profunda com os nossos sentidos e a nossa intuição. Faremos uma pesquisa em torno das nossas sensações e emoções primordiais, aproximando-nos do estado dos elementos da natureza e do animal.
Mergulharemos interiormente para descobrirmos pistas que revelem a nossa autenticidade e espontaneidade. Focaremos a nossa atenção no que nos pede o nosso corpo para que se produza o prazer de estar e jogar a partir da exploração com e para a natureza.
Faremos exercícios em grupo e em dupla e em trio onde trabalharemos a nossa energia, foco e a nossa escuta para resgatarmos um agir e estar em liberdade. Onde não pensamos mas onde conectamos com um sentir mais profundo.
Na última parte do curso será dado enfoque à criação de pequenos “momentos” ou “sketches” de clown criados especificado na relação com o espaço.
 
Público-alvo: todas as pessoas interessadas e curiosas em descobrir ou desenvolver a arte do clown dos 16 aos 100 anos; artistas; profissionais de saúde; profissionais da educação;
Número mínimo 6 pessoas.
Número máximo 20 pessoas.
Sessões com duração 3 a 20 horas 
necessidades técnicas: espaço exterior amplo, de floresta ou jardim; 

Brinca-á-Brac

Pequenos e graúdos deliciam-se quando se trata de jogar pois para o ser humano brincar é fundamental.  É através do brincar que ele aprende sobre si mesmo e sobre o mundo, exprime emoções e revela os seus sujeitos de interesse. Através do brincar, o ser humano experimenta e aprende numa lógica de tentativa e erro.
O palhaço é a figura guia desta oficina Brinca-á-Brac para adultos e crianças. 
Ser palhaço é voltar a ser espontâneo e deixar-se levar pela criatividade, no aqui e no agora.
Na Brinca-á-Brac propomos-nos a pensar sobre a importância que o “brincar juntos” pode ter no nosso dia a dia e ajudar a melhorá-lo ao trazer riso e cumplicidade nas relações. Jogar só pelo prazer de o fazer, sem ter medo de errar, instala uma predisposição para a experimentação, para o devaneio, para o riso e para a criação. Além disso, através do jogo conectamos-nos com o outro de uma forma sincera e empática.  
Primeiro começamos a sessão com alguns jogos e exercícios de desibinição e confiança . Logo depois experimentamos algumas dinâmicas em grupo e pares. No final, fazemos algumas improvisações a partir de objetos e materiais do dia-a-dia, deixando-nos guiar pela imaginação.  
 
 
Publico-alvo: grupos de crianças e acompanhantes. Para pais e filhos, avós e netos, madrinhas e afilhados, professores e alunos…  
 Número minimo 6 pessoas.
Número máximo 50 pessoas.
Sessões com duração de 90 minutos a 3 horas necessidades técnicas: espaço amplo e luminoso; aparelhagem de som
aconselha-se trazer roupa e calçado confortável 

A Travessia do Clown

 

A Travessia do Palhaç@ é uma oficina de imersão na arte da palhaçaria. Dirigida a todas as pessoas interessadas em descobrir-se na sua vertente cómica e em abraçar o seu ridículo, esta oficina propõe aos participantes mergulhar na arte do arquétipo do riso: o clown ou palhaço.
Conectando com o Aqui e o Agora vamos colocar o nosso pensamento no corpo e perceber as possibilidades que ele nos oferece no jogo.
Experimentaremos os mecanismos que nos fazem rir e o que nos torna cómicos, de forma única e singular, quando somos nós próprios e retiramos as máscaras sociais do quotidiano permitindo-nos ser e sentir em liberdade, na relação com o outro e com o mundo. Neste workshop vamos reencontrar a nossa espontaneidade e curiosidade para olhar o ser humano e suas emoções, levados pela mão da inocência, outra das características fundamentais do palhaço. 

Conteúdos abordados:
– o estado sensível e cômico do corpo;
– consciência sensorial e espacial;
– a triangulação com o público;
– recursos pessoais para o cómico;
– a fisicalidade da máscara;
– o ritmo interno e externo do jogo;
– intensidade energética;
– o jogo clown em dupla, trio e em grupo;

Público-alvo: todas as pessoas interessadas e curiosas em descobrir ou desenvolver a arte do clown dos 16 aos 100 anos; artistas; profissionais de saúde; profissionais da educação;
Número mínimo 6 pessoas.
Número máximo 20 pessoas.
necessidades técnicas: espaço amplo e bem iluminado; saída de cena (biombo ou porta); 1 parede com fundo neutro;

Duração de 3h a 20h