Cursos

Eva Ribeiro

Cursos

Eva Ribeiro

CURSOS DE CLOWN

CURSOS DE CLOWN

Mergulho Clown na Natureza

O Mergulho Clown na Natureza propõe uma imersão no trabalho da palhaçaria em estreita relação com a natureza. Neste curso trabalhamos o estado sensível e poético do palhaço a partir de uma conexão profunda com os nossos sentidos e a nossa intuição.

mergulho clown 5

Brincá-Brac

Oficina de brincar em familia
Pequenos e graúdos deliciam-se quando se trata de jogar pois para o ser humano é através do brincar que ele aprende sobre si mesmo e sobre o mundo, exprime emoções e revela os seus sujeitos de interesse...

brinca brac2

Travessia do Clown

Iniciação à arte do palhaço
Nesta Travessia mergulhamos em direcção às profundezas do nosso ser livre e lúdico : o palhaço. Iremos à descoberta dos nossos motores de jogo palhaço e dos elementos de nos colocam num estado de graça e de comicidade.

a traveessia

Mergulho Clown na Natureza

O Mergulho Clown na Natureza propõe uma imersão no trabalho da palhaçaria em estreita relação com a natureza. 
Neste curso trabalhamos o estado sensível e poético do palhaço a partir de uma conexão profunda com os nossos sentidos e a nossa intuição. Faremos uma pesquisa em torno das nossas sensações e emoções primordiais, aproximando-nos do estado dos elementos da natureza e do animal.
Mergulharemos interiormente para descobrirmos pistas que revelem a nossa autenticidade e espontaneidade. Focaremos a nossa atenção no que nos pede o nosso corpo para que se produza o prazer de estar e jogar a partir da exploração com e para a natureza.
Faremos exercícios em grupo e em dupla e em trio onde trabalharemos a nossa energia, foco e a nossa escuta para resgatarmos um agir e estar em liberdade. Onde não pensamos mas onde conectamos com um sentir mais profundo.
Na última parte do curso será dado enfoque à criação de pequenos “momentos” ou “sketches” de clown criados especificado na relação com o espaço.

Brincá-Brac

Pequenos e graúdos deliciam-se quando se trata de jogar pois para o ser humano é através do brincar que ele aprende sobre si mesmo e sobre o mundo, exprime emoções e revela os seus sujeitos de interesse. Através do brincar, o ser humano experimenta e aprende numa lógica de tentativa e erro.
O palhaço é a figura guia desta oficina Brincá-Brac que desafia adultos e crianças. Ser palhaço é voltar a ser espontâneo e deixar-se levar pela criatividade, no aqui e no agora.
Na Brincá-Brac propomos-nos a pensar sobre a importância que o “brincar juntos” pode ter no nosso dia a dia e ajudar a melhorá-lo ao trazer riso e cumplicidade nas relações. Jogar só pelo prazer de o fazer, sem ter medo de errar, instala uma predisposição para a experimentação, para o devaneio, para o riso e para a criação. Além disso, através do jogo conectamos-nos com o outro de uma forma sincera e empática.  
Primeiro começamos a sessão com alguns jogos e exercícios de desibinição e confiança . Logo depois experimentamos algumas dinâmicas em grupo e pares. No final, fazemos algumas improvisações a partir de objetos e materiais do dia-a-dia, deixando-nos guiar pela imaginação.  
 
 
Publico-alvo: grupos de crianças e acompanhantes. Para pais e filhos, avós e netos, madrinhas e afilhados, professores e alunos…  
 
Número minimo 6 pessoas.
Número máximo 50 pessoas.
Sessões com duração de 90 minutos a 3 horas necessidades técnicas: espaço amplo e luminoso; aparelhagem de som
aconselha-se trazer roupa e calçado confortável

A Travessia do Clown

A Travessia do Clown é uma oficina de iniciação ao estado e ao jogo do palhaço. O palhaço ou clown é um estado que vive e pulsa a partir de nós próprios quando aceitamos “ser” em essência e pureza, movidos pelo prazer e desejo de jogar e brincar. Numa visão do palhaço enquanto ser arquétipo, vivido a partir de um estado de autenticidade, loucura e entrega, procuremos o risível da nossa presença, em conexão com o público e com os nossos parceiros.
Trabalharemos a nossa generosidade e uma profunda escuta e com isso disfrutar da nossa loucura palhaça e da nossa autenticidade.
Conectaremos com o Aqui e o Agora. Navegando por mares desconhecidos, revisitamos nesta Travessia do Clown, através de exercícios específicos, o prazer de brincar e a aceitação do erro. Neste workshop procuramos deixar o corpo “falar” e tomar consciência de como este corpo pulsa e vive a partir da emoção e da fragilidade para logo procurarmos em cada um o seu potencial cómico.

Duração de 3h a 20h / nº minimo participantes: 6; nº máximo 20

Entre em contacto para saber mais