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Eva Ribeiro
CURSOS DE CLOWN
CURSOS DE CLOWN
Mergulho Clown na Natureza
O Mergulho Clown na Natureza propõe uma imersão no trabalho da palhaçaria em estreita relação com a natureza. Neste curso trabalhamos o estado sensível e poético do palhaço a partir de uma conexão profunda com os nossos sentidos e a nossa intuição.
Brinca-à-Brac
Oficina de brincar em familia
Pequenos e graúdos deliciam-se quando se trata de jogar . Saltar, correr, imitar, fazer de conta! Tudo é possível quando brincamos!
É através do brincar que o ser-humano aprende sobre si mesmo e sobre o mundo, exprime emoções e vive desafios....
Clown e Comicidade
Iniciação à arte do palhaço A partir de sua formação de quase 20 anos de teatro físico e aprendizagem com várias mestres da palhaçaria internacional, com exercícios físicos simples, eficazes e com muito sentido de humor, Eva cria um espaço onde performers e não performers podem pisar fora de sua zona de conforto e entrar num novo território criativo.
O Palhaço Visitador
O PALHAÇO VISITADOR é aquele que nos mais variados contextos sociais: escolas, famílias, lares, prisões, hospitais, entre outros, pode trazer à tona o sentido profundo de humanidade e de conexão entre os seres humanos através da empatia e do jogo.
Palhaces Rebeldes
Entre o sonho e o real, o clown preenche com poesia os espaços vazios que delimitam um e outro. Por isso, podemos dizer que o palhaço é a concretização da utopia possível, no encontro entre o imaginário, o subversivo e o quotidiano.
Mergulho Clown na Natureza
Brinca-à-Brac
Ser palhaço é voltar a ser espontâneo e deixar-se levar pela criatividade, no aqui e no agora.
Clown e Comicidade
Faremos jogos e exercícios em grupo, em dupla e em trio onde trabalharemos a nossa energia, o nosso foco e a nossa escuta, desenvolvendo uma forma de jogar onde não pensamos mas onde nos conectamos com um sentir mais profundo e nos permitimos ir além dos nossos limites quotidianos.
Na última parte do curso será dado enfoque à criação de pequenos “momentos” ou “sketches” de clown em sala ou na rua.
Esta oficina oferece espaço para aprender, descobrir, identificar obstáculos e superá-los, brincar, rir e experimentar o incrível poder da conexão honesta.
Está dirigida a todas as pessoas interessadas em descobrir-se na sua vertente cómica e em abraçar o seu ridículo e a fazer algo criativo a partir dele.
Conteúdos abordados:
– a triangulação com o público e a relação íntima do clown com a platéia;
– recursos pessoais para o cómico;
– exploração da máscara do palhaço;
– o ritmo interno e externo do jogo;
– o jogo clown em dupla, trio e em grupo;
Público-alvo: todas as pessoas interessadas e curiosas em descobrir ou desenvolver a arte do clown dos 16 aos 100 anos; artistas; profissionais de saúde; profissionais da educação;
Número mínimo 6 pessoas.
Número máximo 20 pessoas.
necessidades técnicas: espaço amplo e bem iluminado; saída de cena (biombo ou porta); 1 parede com fundo neutro;
Duração de 3h a 20
O Palhaço Visitador
O PALHAÇO VISITADOR é aquele que nos mais variados contextos sociais: escolas, famílias, lares, prisões, hospitais, entre outros, pode trazer à tona o sentido profundo de humanidade e de conexão entre os seres humanos através da empatia e do jogo.
O Palhaço Social distingue-se do palhaço do circo, do teatro ou da rua por se focar na relação e no encontro, onde a pessoa visitada é vista não apenas como um “espectador” mas como parte fundamental do jogo d@ palhaç@, em que transformamos e somos transformados.
Nesta oficina não vamos aprender a criar um espetáculo ou a pretender fazer rir uma grande plateia mas sim compreender como os mecanismos específicos da linguagem do palhaço nos podem auxiliar no nosso trabalho junto de públicos em contextos de intervenção social ou terapêutica. Para isso iremos mais longe no nosso processo de auto conhecimento, para logo intervir junto do outro.
Nesta oficina serão abordados:
– Exercícios corporais e sonoros que permitem desenvolver a expressão lúdica e comunicativa de cada um;
– O encontro: presença, escuta e empatia;
– As emoções e sua expressão pelo corpo;
– A atitude positiva do palhaço;
– A generosidade, a autenticidade e vulnerabilidade do estado palhaço;
– O estado de curiosidade e a máscara d@ palhaç@ no jogo espacial;
– O jogo (duplas/trio/grupo): prazer, criatividade e improvisação;
– A especificidade dos contextos sociais para a intervenção do palhaço e variadas formas de aplicação – guiar e ser guiado;
Para quem